quarta-feira, 25 de agosto de 2021

‘Policiais têm que estar ao lado da Constituição’, diz Major Fabiana sobre participação em atos

deputada federal Major Fabiana (PSL-RJ).  que integra a base de apoio do presidente Jair Bolsonaro no Congresso, falou sobre a participação de policiais em protestos bolsonaristas e afirmou que a classe foi abandonada por políticos durante décadas. “Até o fenômeno eleitoral Jair Bolsonaro, e eu falo por experiência própria, o militar que falava de política nos batalhões era considerado subversivo. Quando começamos a despertar e por conta do Jair Bolsonaro nós entendemos que nossa arma é nosso voto, e que através das casas legislativas que a gente vai conseguir resolver nossas demandas… [Há] cicatrizes de décadas de abandono de políticos como um todo”, disse. “A gente entende que os policiais tem que estar ao lado da Constituição. Somos os principais promotores dos direitos humanos, estar ao lado do cumprimento da lei e ao lado do bem numa hora dessas. É compreensível que o policial se posicione ao lado do presidente Bolsonaro, pois é um presidente que valoriza a segurança pública, e principalmente porque nos últimos 30 anos não entregamos um serviço de qualidade, e se não entregar agora não entrega mais”, continuou.

A deputada Fabiana ainda defendeu as políticas de segurança pública do atual governo e afirmou que a presença de soldados na política é decisiva em discussões acerca dos direitos humanos e da previdência. “Sou resultado de uma construção de valores que as pessoas queriam ao votar no presidente Bolsonaro. As pessoas foram procurar parlamentares para melhorarem a lei, estamos ali no dia a dia, conhecemos as demandas. Eu vejo hoje uma mudança muito grande, principalmente de paradigma, estamos numa construção de representatividade. É decisivo na reforma da previdência, em reformas da segurança pública e nas comissões de direitos humanos. Todos nós, que somos fornecedores desse serviço, também somos clientes, nós queremos uma segurança pública melhor. Tenho muita gratidão ao presidente Bolsonaro, o país vai dar certo graças a esse cara que se dedica e que quanto mais poder colocam na mão dele, mais pé no chão ele fica. Mas também há uma tropa de homens e mulheres que entregam seu bem mais precioso e, para as condições de trabalho que tem, são policiais de primeiro mundo.”

A Major, que comandou por dois meses a Secretaria de Estado de Vitimados do Rio de Janeiro, órgão especializado nos cuidados de policiais, disse acreditar em políticas educativas para os agentes como combate às milícias. “Toda vez que eu vejo um caso de corrupção, eu vejo um policial vitimado, está diretamente ligado. Todo o meu trabalho é para construção de uma política pública de retaguarda social e jurídica para apoio aos profissionais da segurança. Vou resolver isso em termos práticos, quando eu levo o ensino superior para dentro dos presídios militares. (…) Ele vai para dentro de um presídio e é abandonado pelo Estado, a família desse cara é uma vítima. Não vai para a milícia e para o tráfico não. Vou colocar esse cara para estudar, fortalecer esses elos com a família dele, focar na saúde mental, existem problemas de depressão, suicídio. O esporte, a cultura e a dança vão te reabilitar. O presidente Bolsonaro vai transformar essa cultura em uma política pública.”

Governadores do Nordeste divulgam carta e dizem que não participarão de ações inconstitucionais

Governadores de Estados do Nordeste divulgaram uma carta nesta quarta-feira, 25, em que defendem “a legalidade e a paz” e afirmam que não participarão de qualquer ato que esteja fora da Constituição. Os políticos disseram ainda que não vão permitir que “atos irresponsáveis tumultuem o Brasil”. Assinam o documento os governadores do Piauí, Wellington Dias (PT), do Alagoas, Renan Filho (MDB), da Bahia, Rui Costa (PT), do Ceará, Camilo Santana (PT), do Maranhão, Flávio Dino (PSB), da Paraíba, João Azevedo (Cidadania), do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), do Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), e a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos (PCdoB).

“Os governadores do Nordeste, reunidos em Natal (RN) nesta data, conclamam a sociedade e as instituições uma atitude firme em defesa da legalidade e da paz. Somente assim o Brasil terá condições de combater a inflação, o desemprego e a pobreza, que crescem nos lares das famílias da nossa nação”, diz a carta. “Reafirmamos que as instituições estaduais cumprirão a missão de proteger a ordem pública e, por isso mesmo, não participarão de qualquer ação que esteja fora da Constituição. Não permitiremos que atos irresponsáveis tumultuem o Brasil”.






domingo, 22 de agosto de 2021

TSE e Abin assinam contrato para garantir segurança das urnas eletrônicas

 

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin), firmou acordo com oTribunal Superior Eleitoral (TSE) para garantir asegurança das urnas eletrônicas e das eleições em 2022. A parceria foi publicada no Diário Oficial da União em 31 de maio e prevê apoio e orientação, técnicos e especializados, por parte da Abin, nas áreas de criptografia, segurança de hardware e das comunicações, segurança e auditoria de sistemas de votação e segurança física. O valor do contrato é de R$ 2.455.140 e o documento foi assinado pelo diretor-geral do TSE, Rui Moreira de Oliveira, e o secretário de Planejamento e Gestão da Abin, Carlos Afonso Gonçalves Gomes Coelho, no dia 27 de maio. A Agência Brasileira de Inteligência é um órgão do governo federal, vinculado ao Gabinete de Segurança Institucional, responsável por fornecer ao presidente da República e a aos ministros informações e análises estratégicas, necessárias ao processo de decisão.

sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Bolsonaro diz que irá entregar pedido de impeachment contra Barroso ao Senado

Após entregar ao Senado um pedido de impeachment contra o ministro do STF, Alexandre de Moraes, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) informou na noite desta sexta-feira, 20, durante sua passagem pela cidade de Eldorado, interior de São Paulo, que também irá protocolar nos próximos dias um pedido de impeachment contra o presidente do TSE, Luis Roberto Barroso. “Não precisa um pedido atrás do outro, não é fácil fazer um pedido, tem que ter muito equilíbrio tem que buscar materialidade, não pode apresentar por apresentar. Materializamos esse pedido do Sr. Alexandre de Moraes e nos próximos dias entregaremos o segundo pedido (contra Barroso). Eu espero que o Senado processe isso, afinal de contas está embasado no artigo 52 da nossa Constituição”, disse . Barroso entrou na mira de Bolsonaro em razão da tramitação da PEC do voto impresso, que não passou na Câmara dos Deputados. O presidente do TSE foi chamado de “idiota” e “imbecil” pelo chefe do Executivo, que afirmou, em mais de uma ocasião, que Barroso teria interesses pessoais em eleger o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2022 – segundo as pesquisas eleitorais, o petista lidera a corrida pela Presidência da República. Nas redes sociais, o presidente da República chegou a afirmar que os magistrados “extrapolam com atos os limites constitucionais”.


quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Barreirinhas e seu trânsito fora da lei.


  

Barreirinhas é conhecida no Brasil e no mundo por suas belezas naturais, que encantam todos os que a visitam. Seus restaurantes, hotéis, sua orla marítima e os lençóis maranhense, deixam os turistas ainda mais apaixonados por essa cidade, só que Barreirinhas tem um grave problema, o seu trânsito; que já fez muitas vitimas, possamos dizer que é um transito fora da lei, onde as pessoas não respeitam as outras, onde os indivíduos pensam que são donos das ruas e avenidas da cidade, onde alguns condutores conduzem seus veículos de forma irresponsável, já é a hora do povo Barreirinhense reivindicar sua segurança no trânsito antes que mais
pessoas se tornem vitimas de acidentes.

Patricia Abravanel fala do estado de saúde de Silvio Santos e explica ‘fuga’ do hospital

 A apresentadora Patricia Abravanel deu detalhes do estado de saúde do seu pai, o apresentador Silvio Santos, no programa “Vem Pra Cá” desta quinta-feira, 19. O comunicador testou positivo para a Covid-19 na última quarta-feira, 11, e se recusou a ficar internado no Hospital Israelita Albert Einstein. No dia em que o SBT completa 40 anos, Patricia decidiu contar em detalhes de tudo o que aconteceu e afirmou que seu pai está bem. “Ontem [quarta-feira, 18] tivemos a grande notícia de que todos os exames dele estão melhorando, é como se o vírus já estivesse sendo vencido pelo corpo dele. Domingo, provavelmente, a gente vai estar celebrando a vitória completa. Ele está bem, isolado e minha mãe [Íris Abravanel] não pegou”, afirmou a apresentadora.

Patricia contou que a notícia de que o pai estava com Covid-19 deixou a família apreensiva. “Ele estava com uma fraqueza estranha, deu febre e o médico decidiu fazer o teste. Tivemos muito medo porque não sabemos como a Covid ia reagir. Meu pai ficou isolado durante muito tempo, na hora que ele se sentiu imunizado, ele decidiu voltar. A gente não sabe aonde ele contraído o vírus.” Para Silvio “não entrar em pânico”, Patricia e as irmãs fizeram de tudo para o comunicador não saber da morte do ator Tarcísio Meira, que não resistiu às complicações da Covid-19. Patricia também esclareceu as notícias de que o dono do SBT teria “fugido” do hospital. Segundo a apresentadora, Silvio chegou brincando para fazer os exames e os médicos decidiram interná-lo para que pudesse ser monitorado, pois ele já tem 90 anos. O problema é que Silvio não aceitou a internação.

“Ele queria sair de todo jeito, começou a ficar bravo e falou: ‘Eu vou sair aqui, não vou ficar aqui. Eu vou denunciar vocês’. Todos os médicos fizeram uma barreira. Ele trocou de roupa sozinho, arrancou os negócios do peito e saiu. Quando ele entrou no carro, começou a brincar de novo”, contou Patricia aos risos. “No carro, ele disse: ‘Um soldado não desiste no meio da batalha, ele não para durante a guerra. Eu senti que se eu ficasse no hospital era como se eu estivesse desistindo dessa batalha, mas eu vou vencer essa também’. Para a cabeça dele, tem sido muito melhor ficar em casa. Ele está sendo monitorado por dois enfermeiros e foi assistido durante todo esse tempo.” A apresentadora falou que não sabe quando o pai voltará a gravar o “Programa Silvio Santos” e enfatizou que a família está focada no momento em cuidar dele.

quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Manifestantes interditaram saída do Terminal da Cohama

Manifestantes interditaram a saída da do Terminal da Cohama no fim da tarde desta quarta-feira (18). O protesto aconteceu em defesa de um morador que mora no terreno atrás do terminal. Segundo informações de funcionários do terminal, o morador está sendo impedido de continuar ocupando o terreno pelo proprietário.

A Polícia Militar foi chamada para conter a situação e o Corpo de Bombeiros foi ao local para conter o fogo ateado pelos manifestantes na saída do terminal. Depois de alguns minutos, os ônibus já conseguiam sair do local por uma saída alternativa.

Ao lado do governador do Amazonas, Bolsonaro culpa Estados pela alta dos combustíveis e do gás






O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a culpar, nesta quarta-feira, 18, os governadores pela alta no preço do gás e da gasolina. Durante a cerimônia de entrega de 500 moradias do programa Casa Verde e Amarela, em Manaus, o chefe do Executivo atribuiu parte da responsabilidade da crise econômica aos Estados. “Sabemos que a inflação está batendo na porta de vocês, mas lá atrás grande parte dos governadores e da nossa mídia disse que deveríamos respeitar aquela máxima: ‘fique em casa que a economia a gente vê depois’”, iniciou o presidente. “Essas pessoas jogaram, praticamente na miséria, em torno de 40 milhões de pessoas no Brasil”, afirmou Bolsonaro, em referência à imprensa e aos governadores. O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), que estava sentado ao lado do chefe do Executivo e discursou antes de Bolsonaro, foi recebido com vaias pelos presentes no evento.O presidente apontou que, como o governo federal zerou o imposto federal do gás de cozinha, o aumento no preço do botijão é uma consequência dos impostos estaduais, do valor do frete e da margem de lucro calculada pelas empresas. “Muitos reclamam, com razão, do preço do botijão de gás, que está na casa dos R$ 130. Realmente, é um absurdo. Mas vou dizer a vocês que o botijão de gás custa, na origem, R$ 45 e o governo federal simplesmente zerou o imposto federal para o gás de cozinha. Se chega a R$ 130, a responsabilidade não é do governo federal, são impostos estaduais, bem como frete e margem de lucro”, disse Bolsonaro, que, em seguida, também atribuiu a alta nos combustíveis aos impostos cobrados pelos Estados.

“Hoje em dia, o litro da gasolina é vendido nas refinarias na casa de R$ 1,95. Se está R$ 6, R$ 7 o litro, o que é um absurdo, e o imposto federal na casa de R$ 0,70, vamos ver quem é o vilão nessa história. O vilão não é o governo federal.” O presidente ainda aproveitou para cutucar seu adversário político, o governador João Doria (PSDB), sem citar o Estado de São Paulo abertamente. “A gente lamenta que alguns estados do Brasil, como o maior estado economicamente ativo, foi o estado que mais aumentou o ICMS em plena pandemia. É lamentável isso”, criticou.

‘Não suportam a verdade’, diz Ricardo Barros após ser incluído na lista de investigados da CPI da Covid-19


O deputado federal Ricardo Barros (PP-PR), líder do governo na Câmara, criticou a decisão da CPI da Covid-19 nesta quarta-feira, 18, de incluir seu nome na lista de investigados pelo colegiado. O parlamentar foi ouvido pela Comissão na última quinta-feira, 12, mas teve o depoimento interrompido após bate-boca entre os senadores. “CPI interrompe o meu depoimento, anuncia que sou investigado e que não pretende mais me ouvir. Não suportam a verdade e usam táticas covardes de vazamento. Minha conduta parlamentar é exemplar. Nada encontrarão. Agora, meus advogados conduzirão o relacionamento com a CPI”, escreveu Barros nas redes sociais nesta quarta. O relator da Comissão, Renan Calheiros (MDB-AL), disse que o líder do governo passou a ser investigado por indícios de suposta participação no caso Covaxin e outras negociações do governo. “Pelo conjunto da obra, pela Covaxin, pela Belcher, pela participação do Roberto Dias na Davati, tornamos Barros investigado”, disse.

terça-feira, 17 de agosto de 2021

Justiça cassa mandatos de prefeito e vice do município de Guimarães

 

A juíza Mara Carneiro de Paula Pessoa, titular da Comarca de Guimarães, emitiu sentença cassando os mandatos do prefeito Oswaldo Gomes (PDT) e do vice-prefeito Maxwell Pereira (PV).

A decisão é fruto de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral ajuizada pela coligação “A Verdadeira Mudança”.

Oswaldo Gomes foi reeleito ano passado. Ele assumiu o comando da Prefeitura de Guimarães em 2019 após o falecimento da então prefeita Benedita Margarete Matos Ribeiro.

A magistrada acatou uma série de irregularidades denunciadas e apontado para a promoção, por parte do prefeito e do então candidato a vice, de ações de abuso de poder econômico e político no pleito de 2020, além da captação ilícita de sufrágio.

Dentre as irregularidades estão apreensão de quantia em dinheiro – cerca de R$ 27 mil – que teria sido utilizada para pagamento de boca de urna; uso da máquina pública para promoção pessoal; fornecimento de combustível em troca de votos; dentre outras.

“Julgo procedente os pedidos constantes na investigação, decretando a cassação dos diplomas do prefeito e vice-prefeito, aplicando-lhes, ainda, multa de R$ 40 mil”, determinou a juíza.

Denúncia contra DJ Ivis é aceita pela justiça e ele se torna réu por agredir a ex-mulher

Após ser indiciado pela Polícia Civil do Ceará, Iverson de Souza Araújo, mais conhecido como DJ Ivis, tornou-se réu por agredir a ex-mulher, Pamella Holanda. O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) informou: “O referido processo está em tramitação na Vara Única Criminal do Eusébio. A denúncia, ofertada pelo Ministério Público, foi aceita pela Justiça estadual, que determinou a citação do acusado. Mais informações não podem ser repassadas, pois o processo está em segredo de justiça”. O músico está preso há pouco mais de um mês e teve seus pedidos de habeas corpus negados pela justiça. O caso ganhou repercussão nacional após Pamella divulgar nas redes sociais vídeos em que aparece levando tapas, socos e chutes do ex-marido. Ivis chegou a agredir Pamella na frente da filha, Mel. O caso repercutiu nas redes sociais e vários famosos se pronunciaram contra o músico. Na ocasião, ele admitiu as agressões e disse que foi ameaçado e chantageado pela ex-mulher.

Variante Delta já é responsável por 60% dos casos de Covid-19 no Rio de Janeiro

 

A variante Delta do coronavírus já responde por mais da metade dos casos de Covid-19 na cidade e no Estado do Rio de Janeiro. Isso reforça a tese de que o local é o epicentro da cepa no Brasil. Na capital, quase 57% das amostras que passaram por sequenciamento genético foram positivos para a variante de origem indiana. No Estado, esse número é ainda maior: 60,3% com tendência de crescimento. No Estado do Rio, a Delta já se faz presente em pelo menos 67 cidades de um total de 92 municípios. As autoridades da capital e do Estado, da área da Saúde, têm alertado para a necessidade das pessoas manterem os protocolos sanitários, evitarem aglomerações e usarem a máscara de proteção facial.

Por hora, o recuo em medidas de flexibilização está apenas em discussão. A grande aposta é na expansão e aceleração da vacinação contra a doença. Novas remessas de vacina devem chegar nesta semana. Na última, a capital chegou a suspender a campanha de imunização por dois dias por falta de imunizantes — o que gerou críticas ao premiê e também a logística do Ministério da Saúde. Segundo o secretário estadual de Saúde do Rio, Alexandre Chieppe, o momento de alerta com a explosão de casos da Delta. “Agora é o momento de manter o alerta, monitorar os casos e tomar decisões rapidamente para que possamos garantir, se as pessoas ficarem doentes, o tratamento necessário.”

Com o avanço da Delta, a Prefeitura e o governo do Estado voltaram a abrir leitos para pacientes com Covid-19. E o Estado já está até contratando leitos em unidades privadas. A cidade do Rio de Janeiro, nesta pandemia, já conseguiu imunizar com primeira dose mais de 80% da população adulta e cerca de 40% já completaram o ciclo vacinal. Nesta semana, termina a vacinação de adultos. Na semana que vem começa a imunização de adolescentes. Neste mês, a Prefeitura começa a aplicar também a terceira dose de reforço em idosos moradores de Paquetá.

Gasolina sobe nove vezes em 2021 e acumula alta de 27,5%, aponta IBGE

Os seguidos aumentos nos combustíveis impactam diretamente no bolso do brasileiro e na inflação em 2021. Com isso, a conta fica mais cara em um país com predominância do transporte rodoviário, onde os repasses do diesel fazem parte do dia a dia dos consumidores. Nas residências, o gás de cozinha cotado a R$ 100 também gera grande preocupação nas famílias. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também aponta que o litro da gasolina subiu nove vezes neste ano e acumula alta de 27,5%, e de 37% nos últimos 12 meses. O economista Douglas Duek avalia a cadeia de reajustes. “Como essa inflação está refletindo nos alimentos? Você vai no mercado e tudo fica mais caro. Será que está 8% mais caro nos últimos 12 meses como deu o IPCA? Tem coisas que subiram muito mais de 8% e outras coisas a parte do frete está refletindo. Além disso, você tem falta de peças afetando e esse aumento está ligado a tudo e vamos sentir o reflexo no produto final, seja ele o combustível, alimentos e outro. Estamos sentindo essa pressão da inflação”, afirma. Na semana passada, a gasolina subiu R$ 0,09 nas refinarias, um reajuste de 3,34%. Os combustíveis ao lado da energia elétrica puxam a inflação no Brasil. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo, do IBGE, avançou 0,96% em julho, com alta acumulada de 4,76% no ano, e de 9% em 12 meses até julho.

segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Mourão diz achar ‘difícil’ Senado aceitar pedido de impeachment de ministros do STF

 O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) disse nesta segunda-feira, 16, considerar “difícil” o Senado aceitar o pedido para abertura de um processo de impeachment contra os ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF). “Ele [Bolsonaro] considera que esses ministros estão passando dos limites em algumas decisões que têm sido tomadas. Uma das saídas dentro da nossa Constituição, que prescreve no artigo 52, seria o impeachment, que compete ao Senado fazer. Vamos ver o que acontece. Acho difícil o Senado aceitar”, afirmou Mourão em conversa com jornalistas. Neste sábado, 14, Bolsonaro anunciou que vai pedir ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), a abertura de um processo de impeachment contra Moraes e Barroso. O presidente disse, pelas redes sociais, que os ministros “extrapolam os limites constitucionais”. “O povo brasileiro não aceitará passivamente que direitos e garantias fundamentais (art. 5° da CF), como o da liberdade de expressão, continuem a ser violados e punidos com prisões arbitrárias, justamente por quem deveria defendê-los”, disse.

Impeachment de ministro do STF apresentado pelo presidente tem que ser votado em plenário


É Está mais próximo o momento em que o plenário do Senado decidirá sobre um pedido de impeachment de um ministro do Supremo Tribunal Federal. Nada de anormal nem fora da Constituição. O presidente Jair Bolsonaro tem o direito de apresentar o pedido de impedimento contra Alexandre de Moraes ou Luís Roberto Barroso. E o Senado tem a competência para discutir e decidir. O que não pode é engavetar. Já houve outros pedidos, mas o senador Davi Alcolumbre, ex-presidente do Senado, arquivou 36, sendo 17 deles contra Moraes. O despacho de Alcolumbre aos pedidos não discute o requerimento quanto ao mérito, para evitar recurso ao plenário. Agora é diferente, a reclamação é do presidente da República e deve ser levada a sérioPelo artigo 52, ironicamente o mesmo que fala em impeachment de presidente da República, os ministros do Supremo serão julgados por crime de responsabilidade. Há uma demanda muito forte para este tipo de julgamento. O Congresso está assistindo de longe a esta tensão entre Bolsonaro e os ministros do TSE, que também são do Supremo. A movimentação na política mudou. O poder se faz por meio da própria demonstração de força ou expectativa de comando. Nesta linha, ao apresentar um pedido que será derrotado, o presidente se fragilizaria. Agora, ao apresentar uma proposta derrotada por antecedência, lança um debate importante sobre limites dos poderes. Esta é uma discussão que já está aberta e recebe apoio muito forte na população. O espaço para o debate já está pronto. Esta é a vantagem que põe na defensiva o presidente do Senado e partidos de oposição.

No Senado, a resistência se forma para evitar exatamente o embate político. Teria o presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco, força para barrar um julgamento proposto pelo presidente da República? A resposta em tempos normais seria não, mas este é um divisor importante do posicionamento do presidente do Congresso. O ex-presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, fazia este contraponto com Bolsonaro. Agora é o Supremo que ocupa o espaço de se contrapor e, por não dispor de atuação política e formação para o tensionamento, provoca a abertura de crises. O debate está aberto, e até para negar o afastamento de ministro do STF o plenário do Senado deve se posicionar, não apenas Pacheco, de forma unilateral. O presidente de uma Casa legislativa é um ordenador de procedimento e não tem poderes especiais acima da mesa diretora e do plenário. Esta é a ordem de importância entre deputados e senadores.

domingo, 15 de agosto de 2021

Zeca Pagodinho é internado com Covid-19 no Rio de Janeiro

Diagnosticado com Covid-19, o cantor Zeca Pagodinho foi internado no Rio de Janeiro, neste sábado, 14, na Casa de Saúde São José, em Humaitá, bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro. Em nota, o hospital afirma que o artista, de 62 anos, apresenta “bom estado geral”. “A Casa de Saúde São José informa que o cantor Zeca Pagodinho está internado na unidade, desde ontem (14/08), para monitoramento e tratamento de Covid-19. O paciente apresenta bom estado geral, com sintomas leves, sem necessidade de suporte de oxigênio”, diz o comunicado. No dia 9 de julho, Zeca tomou a segunda dose da vacina contra a doença e incentivou a imunização das pessoas. Em uma publicação em seus perfis nas redes sociais, o cantor disse que a população deve “apreciar sem moderação” qualquer imunizante. “Cada pessoa vacinada aumenta nossa esperança em dias melhores! Então, já sabem né? Vai vacinar, vai vacinar”, escreveu, parafraseando um verso de sua canção.

Com acareação e depoimento de dono da Precisa, caso Covaxin volta ao centro da CPI da Covid-19


A principal linha de investigação da CPI da Covid-19 volta ao centro das atenções da comissão na próxima semana de trabalhos. Com dois dias de sessões destinadas exclusivamente ao caso da compra de 20 milhões de doses da vacina Covaxin, os senadores querem esclarecer detalhes sobre os papeis da Precisa Medicamentos, do Ministério da Saúde e de outros setores do governo do presidente Jair Bolsonaro na aquisição do imunizante indiano – a União anunciou que irá rescindir o contrato após denúncias de irregularidades apresentadas pelos irmãos Miranda. Em um dos momentos mais aguardados pelos integrantes do colegiado, ficarão frente a frente o deputado Luis Miranda (DEM-DF) e o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni.


Para a terça-feira, 17, está previsto o depoimento de Francisco Araújo Filho, ex-secretário de Saúde do Distrito Federal. No entanto,  Araújo recebeu autorização da Justiça Federal do DF para viajar a Manaus entre os dias 12 e 22 de agosto. Preso em agosto do ano passado, o ex-secretário de Saúde do DF foi um dos alvos da Operação Falso Negativo. Ele e outras 14 pessoas viraram réus, acusados de organização criminosa, fraude à licitação, fraude na entrega de uma mercadoria por outra e peculato – o prejuízo aos cofres públicos é estimado em R$ 46 milhões. Investigada no caso Covaxin, a Precisa Medicamentos também é parte de um processo do Tribunal de Contas do DF (TCDF) que apura se houve superfaturamento na compra de 150 mil testes rápidos de Covid-19 pelo governo do Distrito Federal (GDF). “Espero que ele [Araújo] fale a verdade, porque o modus operandi é o mesmo. O que aconteceu no Distrito Federal é o mesmo que acontece no Ministério da Saúde. O que tentaram fazer no Ministério da Saúde se concretizou aqui. Aqui foi caso concreto. Por isso, é importante esclarecer essa relação”, disse o senador Izalci Lucas (PSDB-DF). Em razão da viagem de Araújo ao Estado do Amazonas, os senadores avaliam ouvir, em seu lugar, Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques, auditor do Tribunal de Contas da União (TCU), apontado como responsável por elaborar um relatório indicando que metade das mortes por Covid-19 no país eram fictícias – o documento fraudado chegou a ser citado por Bolsonaro em mais de uma ocasião.


Em Bangu, Flordelis divide cela comum com outras detentas.




Após audiência de custódia realizada na tarde do sábado, 14, a ex-deputada federal Flordelis – acusada de arquitetar a morte do próprio marido e presa após perder foro privilegiado junto ao cargo – foi transferida para o complexo penitenciário de Gericinó, em Bangu, mesmo local no qual a neta dela, Rayane dos Santos Oliveira, está detida desde 24 de agosto de 2020. Por não ter curso superior, a pastora ocupa uma cela comum junto a outras detentas. Flordelis foi detida ainda na sexta-feira, 13, após o Ministério Público do Rio de Janeiro solicitar a prisão dela por ser mentora da morte do pastor Anderson do Carmo. A defesa da parlamentar entrou com um pedido de habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça para tentar impedir a decretação da prisão dela, o que não foi aceito.

A defesa da família do pastor Anderson, na figura do advogado ngelo Maximo, enalteceu a decisão do MP de pedir a prisão da pastora. “Esta é a prisão mais importante que toda a instrução criminal espera para garantia da aplicação da lei penal, para a garantia da instrução criminal, para a garantia de sensação de segurança às testemunhas que futuramente voltarão a depor no tribunal do júri”, afirmou. Antes de ser detida, ela chegou a fazer uma transmissão ao vivo pedindo que seus fiéis orassem por ela e alegando inocência. “Haja o que houver, aconteça o que acontecer. Ainda que me levem para uma prisão, lá na prisão serei adoradora e irei adorar o nome do senhor Jesus”, afirmou na ocasião.

sábado, 14 de agosto de 2021

Barreirinhas Capital dos Lençóis Maranhense ainda é a cidade mais visitada no estado do Maranhão.

 

   Barreirinhas fica 260 km da capital maranhense, segundo   últimos dados do IBGE, sua população estava estimada á 63.217 pessoas, seu atual Prefeito é o Dr. Amílcar Gonçalves Rocha. Conta com um grande centro comercial, onde todos os dias centenas de pessoas vindo de povoados e cidades vizinhas á visitam, mais sua principal atração são os lençóis Maranhense que é composto por dunas e lagoas, que atraí turistas de todo mundo para desfrutar de suas belezas naturais. O turismo ainda é a sua maior fonte de renda, isso faz da cidade de Barreirinhas uma cidade desejada por todos os que á visitam.

Aprovado projeto que cria auxílio mensal de R$ 500 para órfãos da pandemia

 

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão plenária híbrida desta nesta terça-feira (6), o Projeto de Lei 323/2021, do Poder Executivo, que institui o “Auxílio Cuidar” no valor de R$ 500 mensal, destinado às crianças e adolescentes em situação de orfandade bilateral, cujo pai ou mãe tenha falecido de Covid-19. A matéria foi aprovada por unanimidade pela Casa e seguiu à sanção do governador Flávio Dino.

De acordo com PL, o “Auxílio Cuidar” será pago às crianças ou adolescentes em situação de orfandade bilateral até o alcance da maioridade civil e tem por finalidade contribuir para a garantia do direito à vida e à saúde, bem como do acesso à alimentação, educação e lazer.

De acordo com o presidente Othelino Neto, a iniciativa do Governo do Maranhão, com o apoio da Assembleia Legislativa, é uma das medidas mais importantes adotadas pelo poder público em todo o país, com o objetivo de amenizar os impactos sociais causados pela pandemia da Covid-19.

“Um projeto muito marcante e com elevado valor social, que amenizará os impactos financeiros das crianças que perderam seus pais por conta dessa doença”, afirmou Othelino.

Reflexos sociais

Em mensagem encaminhando o PL à Assembleia Legislativa, o governador Flávio Dino destacou que “a equivocada condução do governo federal de um dos mais graves problemas sanitários dos últimos tempos contribuiu para que crianças e adolescentes perdessem precocemente seus pais, ampliando o número de órfãos no Brasil”.

“A proposta legislativa, ao tempo que consiste em mais uma medida estadual voltada a amenizar os reflexos sociais da pandemia da Covid-19, reforça o compromisso do Estado do Maranhão com os deveres constitucionais de proteger a família e assegurar à criança e ao adolescente o acesso a direitos fundamentais”, enfatizou o governador Flávio Dino.

Os dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) apontam que pelo menos 45 mil crianças e adolescentes no Brasil perderam pai e mãe na pandemia.

Vida e Saúde

Poderão ser beneficiários do “Auxílio Cuidar” as crianças e adolescentes com domicílio fixado no território maranhense há pelo menos um ano antes da orfandade completa e cuja família possuísse renda não superior a três salários mínimos. Os beneficiários podem estar sob cuidado de família substituta ou em acolhimento institucional.

O projeto também prevê a possibilidade de ampliação do “Auxílio Cuidar” às crianças e adolescentes em situação de orfandade completa por razões não relacionadas à Covidd-19, desde que haja disponibilidade financeira.

Fonte:  Luis Pablo Blog

Ex-deputada Flordelis é presa no Rio de Janeiro após decisão da Justiça

 

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) decretou, nesta sexta-feira (13), a prisão da ex-deputada federal Flordelis (PSD-RJ).

Ela é acusada de ser a mandante do assassinato do próprio marido, o pastor Anderson do Carmo.

Agentes da Polícia Civil chegaram na residência dela por volta de 18h30. A ex-parlamentar foi às redes sociais e divulgou um vídeo pedindo orações.

“Olá, gente. Chegou o dia que ninguém desejaria chegar. Estou indo presa por algo que eu não fiz, por algo que eu não pratiquei. Eu não sei para quê, mas estou indo com força e com a força de vocês. Orem por mim. Orem, orem. Uma corrente de oração na internet. Busquem a Deus, está bom? Um beijo, amo vocês”, declarou.

Mais cedo, o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) pediu à Justiça a prisão preventiva da ex-congressista. Logo após o pleito do MP, os advogados de defesa ingressaram com pedido de habeas corpus preventivo para tentar evitar a detenção.

Na última quarta-feira (11), conforme noticiado pelo Conexão Política, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou, por 437 votos a 7, a cassação do mandato de Flordelis por quebra de decoro parlamentar.

Fonte: Conexão Politica

PGR diz que foi contra prisão de Roberto Jefferson: ‘Censura prévia’

 

O procurador-geral da República, Augusto Aras, divulgou nesta sexta-feira (13) nota à imprensa para defender a atuação no pedido de prisão do ex-deputado e presidente do PTB, Roberto Jefferson. Aras afirmou que se manifestou contra a detenção por entender que a medida representaria “censura prévia à liberdade de expressão”.

“Em respeito ao sigilo legal, não serão disponibilizados detalhes do parecer, que foi contrário à medida cautelar, a qual atinge pessoa sem prerrogativa de foro junto aos tribunais superiores. O entendimento da PGR é que a prisão representaria uma censura prévia à liberdade de expressão, o que é vedado pela Constituição Federal”, diz o comunicado oficial.

O procurador afirmou ainda que não vai ampliar o “clima de polarização” no país: “A PGR não contribuirá para ampliar o clima de polarização que, atualmente, atinge o país, independentemente de onde partam e de quem gere os fatos ou narrativas que alimentam os conflitos”.

Na manhã de hoje, a Polícia Federal (PF) prendeu Roberto Jefferson. Os agentes cumpriram mandado expedido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. A prisão foi justificada após publicações de supostos ataques aos ministros da Corte nas redes sociais do ex-deputado.

Fonte: Conexão Politica

Mensagem do ex-prefeito Léo Costa para o povo Barreirinhense

  Queridos amigos e conterrâneos. Visitei nesta semana a região de Rio Grande dos Lopes(depois do Mamede) na divisa de Barreirinhas e Santa ...